Inteligência Artificial na Educação a Distância para Área de Saúde

Título: Inteligência Artificial na Educação a Distância para Área de Saúde

Autores: Araujo, Breno Caldas de; Nunes, Tiago Rafael de Sousa; Viana, Douglas Carvalho Francisco; Pitta, Marina Galdino da Rocha; Galdino, Sérgio Mário Lins

Resumo: Este artigo representa um recorte temporal do desenvolvimento de um projeto de doutorado em andamento na área de fármacos e medicamentos em parceria com uma pós-graduação em engenharia da computação. Propõe-se desenvolver um sistema de inteligência artificial para EaD personalizada, sob a perspectiva do sistema regional de inovação em saúde, tendo entre seus objetivos específicos, modelar sistemas com inteligência artificial para avaliação do processo ensino e aprendizagem mais personalizada. A abordagem do sistema de inovação no âmbito regional e setorial de saúde é utilizada nesta pesquisa para caracterizar as variáveis personalizadoras do mundo real que estão relacionadas com os meios técnico, científico e informacional. Sistemas tutoriais inteligentes devem oferecer critérios de avaliação periódica e dinâmica, que levem em conta a complexidade dos atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem e sua relação com o sistema regional de inovação em saúde. A capacidade da modelagem baseada em agentes para reproduzir tais fatos estilizados foi identificada para validação da metodologia. Igualmente, foi possível capturar o tipo de influência que é transmitida através das redes.

Palavras-chave: Modelagem baseada em agentes; difusão de inovações; inteligência computacional

Páginas: 2

Código DOI: 10.21528/CBIC2013-336

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