Avaliação de Habilidade Cognitiva em Sistemas Adaptativos Utilizando Lógica Fuzzy e Teoria da Resposta ao Item

Título: Avaliação de Habilidade Cognitiva em Sistemas Adaptativos Utilizando Lógica Fuzzy e Teoria da Resposta ao Item

Autores: Carneiro, Rodrigo Euclides; Aguiar, Bruna Cavalcanti Galle de; Neto, Fernando B. L.; Silveira, Denis Silva da

Resumo: O uso de sistemas adaptativos com objetivo educacional vem crescendo juntamente com o uso da Internet e do e-learning. Atualmente, eles representam um avanço em relação aos sistemas de tutoria tradicionais, pois proporcionam uma instrução personalizada, superando assim alguns dos problemas mais críticos dos atuais softwares educativos. Neste artigo é proposta uma melhoria no mecanismo inteligente de avaliação utilizando lógica difusa para a melhora da modelagem do perfil cognitivo do aprendiz em relação à abordagem baseada na teoria da resposta ao item, resultando em uma melhor adaptação do conteúdo ao ritmo do aluno.

Palavras-chave: E-learning; Sistemas Tutores Inteligentes; modelagem do aluno; Lógica Fuzzy

Páginas: 6

Código DOI: 10.21528/CBIC2013-278

Artigo em pdf: bricsccicbic2013_submission_278.pdf

Arquivo BibTex: bricsccicbic2013_submission_278.bib