UMA ABORDAGEM DE CLASSIFICAÇÃO COM APRENDIZADO ATIVO PARA AVALIAÇÃO DE AMOSTRAS DE PAPEL ISOLANTE EMPREGANDO ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO

Título: UMA ABORDAGEM DE CLASSIFICAÇÃO COM APRENDIZADO ATIVO PARA AVALIAÇÃO DE AMOSTRAS DE PAPEL ISOLANTE EMPREGANDO ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO

Autores: Matta, Cláudia E.; Paiva, Henrique M.; Galvão, Roberto K. H.; Pimentel, Maria F.; Santos, Edmilson O.; Fragoso, Walace D.

Resumo: O grau de polimerização (GP) do papel isolante usado em um transformador é um importante índice para se avaliar a vida útil remanescente do equipamento. Contudo, o método de referência para determinar o GP é demorado e necessita de grande quantidade de papel para obtenção de resultados confiáveis. Neste trabalho, apresenta-se uma alternativa baseada no uso da espectroscopia no infravermelho próximo para classificação de papel isolante em três categorias (baixo, médio e alto GP), conforme a norma NBR 8148 da ABNT. Vale salientar que o treinamento do classificador requer a disponibilidade de amostras cujo GP tenha sido previamente determinado. Por essa razão, propõe-se uma abordagem de aprendizado ativo para selecionar, de um dado conjunto, as amostras mais apropriadas para uso no treinamento. Com isso, é possível reduzir o esforço experimental envolvido na medida direta do GP. Os resultados obtidos com um conjunto de 75 amostras reais de papel isolante mostram que o aprendizado ativo pode proporcionar maiores taxas de acerto na classificação, em comparação com métodos que fazem uso de escolhas aleatórias das amostras de treinamento.

Palavras-chave: Aprendizagem ativa; classificação; papel isolante; grau de polimerização; espectroscopia no infravermelho próximo

Páginas: 5

Código DOI: 10.21528/CBRN2009-071

Artigo em PDF: 071_CBRN2009.pdf

Arquivo BibTex: 071_CBRN2009.bib