Título: Sistemas Tutores Inteligentes Híbridos com Aprendizagem Cooperativa
Autores: Esperidião, André Luiz B.; Martins, Weber; Nalini, Lauro E. G.
Resumo: O artigo apresenta um Sistema Tutor Inteligente Híbrido baseado em Inteligência Artificial tradicional e conexionista, desenvolvido por Meireles [1], onde integrou-se um mecanismo de Aprendizagem Cooperativa. O ambiente computacional resultante é mais favorável às relações interpessoais entre aprendizes e tutores, sendo mais interativo. Para provar a eficiência do sistema proposto, resultados empíricos são mostrados. O sistema proposto é comparado ao modelo desenvolvido por Meireles (onde a navegação no conteúdo do curso é controlada por uma rede neural MLP combinada a regras de especialistas). Análise estatística descritiva e inferencial indicam que a aplicação das técnicas propostas são adequadas, de acordo com resultados significativos a 5%. Os aspectos mais importantes que foram estudados são o ganho normalizado de retenção (“melhoria da aprendizagem”), tempo total de interação do usuário e número de passos (tamanho do conteúdo visitado). Particularmente, no aspecto de retenção, o sistema proposto levou a resultados significativamente melhores e ao fortalecimento da hipótese experimental onde a interação social é responsável pela melhoria.
Palavras-chave:
Páginas: 6
Código DOI: 10.21528/CBRN2005-181
Artigo em PDF: CBRN2005_181.pdf
Arquivo BibTex: CBRN2005_181.bib