Análise da Funcionalidade da Rede Neural Artificial em Sistemas Tutores Inteligentes Híbridos Baseados em Estilos de Aprendizagem

Título: Análise da Funcionalidade da Rede Neural Artificial em Sistemas Tutores Inteligentes Híbridos Baseados em Estilos de Aprendizagem

Autores: Meireles, Viviane; Martins, Weber; Melo, Francisco R. de; Nalini, Lauro E. G.

Resumo: Este artigo apresenta um Sistema Tutor Inteligente Híbrido baseado em redes neurais artificiais MLP (Perceptron Multicamadas), adaptativo e reativo, capaz de oferecer ensino personalizado e dinâmico. As características do estilo de aprendizagem do aprendiz são utilizadas como elementos básicos da personalização no sentido da adequação do comportamento global, sendo complementadas por regras simbólicas de especialistas, visando ajuste fino do comportamento local. A investigação além da especificação e avaliação empírica do sistema proposto, analisa os dados coletados no sentido de encontrar a relevância da rede neural na direção dos aprendizes através do conteúdo do curso. A análise estatística feita com o coeficiente de correlação de Pearson indica que a rede neural empregada tem forte influência na personalização bem sucedida da navegação no conteúdo do curso.

Palavras-chave:

Páginas: 6

Código DOI: 10.21528/CBRN2005-088

Artigo em PDF: CBRN2005_088.pdf

Arquivo BibTex: CBRN2005_088.bib