Uso de Algoritmos Genéticos com Foco na Blocagem de Horários Acadêmicos

Título: Uso de Algoritmos Genéticos com Foco na Blocagem de Horários Acadêmicos

Autores: Almeida, Maria Weslane de Sousa; Oliveira, Patricia Rufino; Simões, Rodolfo da Silva; Gorgônio, Flavius da Luz e

Resumo: A montagem de uma estrutura de horário acadêmico é uma das tarefas mais árduas de planejamento escolar para coordenadores e equipe pedagógica. Em uma proposta de horário bem estruturado é necessário investir tempo e trabalho árduo, devido aos vários fatores envolvidos: a disponibilidade dos professores, disciplinas e suas cargas horárias, alunos, sala. Além disto, cada fator possui restrições associadas a ele, como por exemplo, um professor não pode estar presente em aulas diferentes ao mesmo tempo. É possível encontrar várias propostas de solução usando algoritmos genéticos e outras técnicas, entretanto elas oferecem soluções visando fatores administrativos, ou seja, consideram apenas os fatores de disciplina, sala e professor, não levando em consideração o corpo discente. Este trabalho difere dos demais por ter como objetivo propor uma solução aceitável utilizando algoritmos genéticos que encontra uma solução aceitável para o problema de escalonamento de horários que leve em consideração o corpo discente quanto à blocagem de horários, nos experimentos referem-se ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Rio grande do Norte, com foco na obtenção do melhor rendimento acadêmico do aluno.

Palavras-chave: Otimização Combinatória; Montagem Horários Acadêmicos; Algoritmos Genéticos

Páginas: 6

Código DOI: 10.21528/CBIC2015-032

Artigo em pdf: cbic2015_submission_32.pdf

Arquivo BibTeX: cbic2015_submission_32.bib