Sistema De Recomendação De Produtos Em Marketing Com Uso De Métodos De Apoio À Decisão

Título: Sistema De Recomendação De Produtos Em Marketing Com Uso De Métodos De Apoio À Decisão

Autores: Pinto, Miguel A. G.; Tanscheit, Ricardo; Vellasco, Marley

Resumo: Em um mercado tão competitivo como o atual, existem alguns fatores que fazem a diferença e que tornam uma empresa líder de mercado em detrimento de outras. O mercado eleva a empresa ao sucesso, estabelece os critérios de procura de produtos e define ou redefine necessidades. E por isso compreendê-lo é tão importante. O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor, cada vez mais exigente e diversificado. Para auxiliar o gestor a compreender seu mercado, existem técnicas de marketing, que prezam a busca por segmentos de consumidores e o posicionamento de produtos para aumentar a sua chance de compra. As empresas de varejo virtual estão diante de desafios cada vez maiores na recomendação de produtos a clientes, em virtude do aumento da concorrência e de um grande número de novos usuários do mercado online. Neste contexto, o presente artigo aborda o uso de um filtro colaborativo hibridizado com números fuzzy para melhorar a desempenho de recomendadores em lojas online.

Palavras-chave: Recomendação; Marketing; Números Fuzzy; Filtros Colaborativos

Páginas: 7

Código DOI: 10.21528/CBIC2011-05.5

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