Título: Sistema Tutor Inteligente Para O Aperfeiçoamento Da Compreensão De Leitura: Uma Abordagem Por Rede Neural
Autores: Borges, Fabrícia N.; Martins, Weber; Brito, Leonardo da C.; Palhares, Pedro H. da S.; Vieira, Flávio H. T.
Resumo: Este trabalho propõe o uso de um sistema tutor para o aperfeiçoamento da compreensão de leitura usando a técnica de sublinhamento. Tal sistema objetiva o desenvolvimento da técnica de sublinhamento, de forma a auxiliar na análise de textos acadêmicos. Dois grupos de estudantes, A e B, participaram da coleta de dados. A diferença entre os grupos reside na quantidade de exercícios realizados por cada grupo. O grupo A (grupo de controle) realizou vinte exercícios com níveis de dificuldade crescente. No grupo B, o grupo com controle inteligente de exercícios, a Rede Neural Artificial Multi-Layer Perceptron (MLP) controla o nível de dificuldade dos exercícios. A abordagem utilizada no grupo B adapta-se às características de retenção de conhecimento de cada estudante, variando, quando necessário, o grau de dificuldade apresentado a ele. Por meio de estudo comparativo, a análise estatística dos dados indicou que o grupo B alcançou maior evolução nos níveis de compreensão de leitura.
Palavras-chave: Compreensão de Leitura; Redes Neurais; Sistemas Tutores; Sublinhamento
Páginas: 8
Código DOI: 10.21528/CBIC2011-08.5
Artigo em pdf: st_08.5.pdf
Arquivo BibTex: st_08.5.bib