MÁQUINAS DE VETORES-SUPORTE: UMA REVISÃO

Título: MÁQUINAS DE VETORES-SUPORTE: UMA REVISÃO

Autor: Ajalmar Rego da Rocha Neto

Resumo: Neste artigo é apresentada uma revisão detalhada sobre máquinas de vetores-suporte para problemas de classificação. Desta forma são apresentados diversos conceitos relacionados, tais como maximização da margem de separação, formulações
das funções custo a serem minimizadas, utilização de margens rígidas, margens flexíveis e truque de kernel. Além disso, os algoritmos utilizados para treinamento das máquinas de vetores-suporte são descritos e discutidos. Neste artigo, como estudo de caso, são apresentados ainda diversos resultados obtidos a partir da aplicação das máquinas de vetores-suporte ao diagnóstico de patologias da coluna vertebral. Os dados para o problema alvo se apresentam em duas versões. Na primeira versão existem 3 classes, na qual o conjunto de dados contém indivíduos normais, com hérnia de disco e com espondilolistese; enquanto na segunda existem apenas 2 classes que se referem a indivíduos normais ou patológicos.

Palavras-chave: Máquinas de vetores-suporte, Máquinas de vetores-suporte de mínimos quadrados, Tarefas de classificação, Métodos de kernel, Classificadores de margem larga.

Páginas: 29

Código DOI: 10.21528/LNLM-vol15-no1-art2

Artigo em PDF: vol15-no1-art2.pdf

Arquivo BibTex: vol15-no1-art2.bib