Título: Algoritmo Genético para a Clusterização de Grupos de Aprendizes Utilizando o Inventário de Estilos de Aprendizagem – ILS de Felder-Soloman
Autores: Silva, Silvio Luiz Castro; Lorena, Luiz Antônio Nogueira
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo apresentar a comparação do Algoritmo Genético – AG desenvolvido para agrupar estudantes de acordo com seus Estilos de Aprendizagem – EA com o método heurístico de agrupamento K-means. Esse agrupamento tem o objetivo de concentrar em cada grupo um conjunto de estudantes similares e que os aprendizes de cada grupo sejam diferentes dos elementos dos outros grupos, de acordo com as características medidas. Com esse agrupamento o profissional de educação (presencial ou à distância) poderá personalizar o material didático proposto para cada um dos grupos identificados, maximizando assim, a assimilação do conteúdo e, consequentemente, diminuindo o número de não aprendizes. Para a classificação dos alunos utilizamos a ferramenta psicológica ILS- Index of Learning Styles para identificação dos estilos de aprendizagem de cada estudante. Essa identificação parte da ideia de que os indivíduos têm diferentes maneiras de “perceber” e de “processar a informação” o que caracteriza formas particulares de aprender, cada indivíduo percebe os estímulos do ambiente de uma maneira particular e consequentemente como a percepção é a primitiva da aprendizagem cada pessoa aprende de uma forma particular.
Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem; Problemas de agrupamento; Clustering; Algoritmos Genéticos; Otimização Combinatória
Páginas: 11
Código DOI: 10.21528/lmln-vol10-no4-art6
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